Começando a estudar o evangelho – Parte 10

Roteiro

Unicidade e universalidade

Todas as coisas humanas se modificam. Todas as coisas humanas, cedo ou tarde, passam. Todas, não há exceção! O evangelho não. Luz de todas as vidas terrestres, é inacessível ao tempo e à destruição. Contínuo, ele não acaba. É fonte eterna de vida abundante, manancial inesgotável de ensinamentos sublimes e eternos.

Ele não é o livro de um povo apenas. Código supremo de princípios morais, direciona-se a todas as criaturas de todas as pátrias, raças e comunidades. Carta máxima de conduta para a ascensão da consciência à imortalidade, seus ensinos se dirigem a todos os espíritos do planeta, sejam eles encarnados ou desencarnados (ou seja, vinculados aos planos físico ou espiritual) e situados em qualquer estágio da evolução.

É único. Não existe outro. E essa unicidade não é apenas no plano físico da esfera terrestre, vigora também em todas as faixas do plano invisível vinculadas ao nosso planeta. O que isso quer dizer? Que o evangelho é um só e quem o estuda não somos apenas nós. O mesmo assunto abordado aqui é estudado nas hostes superiores, o mesmo versículo é analisado pela espiritualidade nos planos maiores da vida. A diferença é que lá é abordado com maior alcance e sob ângulos ainda inimagináveis para nós. Ele é o mesmo, mas lá se chega a interpretações mais ampliadas que as nossas, lá é analisado sob enfoque e condição acima das nossas possibilidades.

Roteiro

“E disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

Dádiva suprema que o céu nos enviou para a marcha incessante rumo ao amor e à sabedoria, permanece no mundo para enriquecer o espírito humano. Expressão mais pura da lei divina, é a mensagem insuperável do amor. Tanto é assim, que quando o assunto é iluminação espiritual e elevação da alma inexiste fonte alguma além dele, que nenhum compêndio doutrinário jamais poderá ultrapassar.

Só ele proporciona poderosa luz para a renovação indispensável. Roteiro de ascensão para todos os espíritos em luta e aprendizado no planeta, rumo aos planos sublimes do ilimitado, é da sua aplicação que decorre o aperfeiçoamento. É no seu estudo e, acima de tudo, na vivência dos seus padrões, que reside a verdadeira redenção da humanidade, por meio do qual se encontra o direcionamento para a vida eterna.

 Autoridade e caminho

Jesus é a perfeição moral que podemos e devemos aspirar. Sendo a estrada real para a viagem de elevação, suas lições objetivam a redenção. Trouxe valores informativos para clarear nosso entendimento e nos propiciar a visão de uma nova vida, como se todas as mensagens anteriores fizessem o papel de despertamento. Renunciou em nosso benefício deixando-nos o padrão de altura espiritual que nos compete atingir.

O tempo passa e suas palavras continuam soando na intimidade das almas: “Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João 14:6) Você já pensou no que isso quer dizer? Significa que ir ao Pai é a meta, porém só o fazemos através de Jesus. É apenas com o seu conhecimento que vamos a Deus.

Por isso Ele veio investido de uma missão. Veio do plano superior para nos ensinar a ir pra lá. Sua passagem entre os homens, desde a manjedoura até a cruz, aponta o luminoso caminho para a libertação. Sua palavra e seus ensinamentos constroem a fé e despertam a mente para a necessidade do estudo e do trabalho, preparando as criaturas em qualquer situação para a obra do aperfeiçoamento próprio.

Salvador das almas e Mestre dos corações, nas suas mãos repousam os destinos do mundo. Os espíritos incapacitados de o compreender podem alegar que as suas fórmulas verbais eram antigas e conhecidas, mas ninguém pode contestar que a sua exemplificação foi única até agora, e que palavra alguma jamais poderá superar.

Competência e felicidade

Compete a cada um de nós, individualmente, esforçar para seguir o caminho indicado.

Sua lição eterna, toda ela, aborda o que interessa e ocorre no íntimo de cada individualidade. Está cheia de roteiros espirituais infalíveis que o seguidor sincero, pelo menos diante da sua própria consciência, deve considerar-se obrigado a conhecer.

Ajudando-nos a regenerar o destino, o conhecimento do evangelho é a claridade capaz de transformar a vida. Possibilita-nos entender o significado de cada coisa no caminho do infinito, a mensagem intrínseca nas circunstâncias, o funcionamento da lei de causa e efeito, compreender o nosso presente e tudo o que nos acontece, e aprender a viver com segurança e tranquilidade relacionando-nos bem com a vida e os semelhantes.

O seu roteiro é infalível para a felicidade. Felicidade legítima, não aquela que o mundo oferta, tantas vezes distorcida e imediatista.

A Terra não será feliz sem ele. As pessoas podem bater a cabeça, procurar o que quiserem, escolher o que desejarem conforme os interesses e as prioridades do momento, que o caminho para a harmonia intrínseca e a vida em abundância continua inalterado: começa na simplicidade da manjedoura e termina no sacrifício do calvário. O resto é ilusão que o tempo retifica. Sem a sua aplicação na esfera comum da vida não se liberta a alma e não se encontra a paz. Ninguém evolui de verdade se não lhe seguir os passos.

A cada dia mais espíritos descobrem, e às vezes debaixo de duras frustrações e amargos dissabores, que outro caminho além dele é fictício. Sem o seu conhecimento não conseguimos solucionar os nossos maiores problemas, tanto do presente como do futuro, e seremos candidatos fadados, mais cedo ou mais tarde, à decepção e ao desencanto, independente das vitórias materiais que conseguirmos alcançar.

A conclusão não pode ser diferente: se você quer crescer, se ambiciona algo, se deseja ser mais feliz, utilize essa luz extraordinária e em tempo algum se afaste dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *