A felicidade é agora II
Seja feliz hoje
“16Regozijai-vos sempre. 17Orai sem cessar. 18Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” I Tessalonissences 5:16-18
A felicidade é um direito que nos é assegurado por Deus. Tanto que Jesus falou “bem aventurados”. Não falou? E não foi uma vez só, foram várias vezes. Ele não falou entristecidos os que são pobres, ou vamos ficar tristes porque é chegado o reino de Deus. Não. Nada disso. Ele falou em felicidade, em alegria (bem aventurados são os muito felizes).
No fundo do coração, todos nós, sem exceção, alimentamos esperanças e sonhos. De vez em quando entramos na área do entristecimento, porque faz parte da nossa imperfeição, mas temos o direito de sermos felizes e voltar nosso espírito para esse ângulo.
Uma mente negativa jamais vai nos dar uma vida positiva, e precisamos buscar o bem estar e o reconforto. Sem sufoco, sem conformação, sem culpa e sem parcelas de tristeza.
Pense comigo: se tirarmos o bem estar da nossa proposta de vida esse mundo vira praticamente uma complicação. É natural o desejo de bem estar. Se cortarmos essa busca é sinal de que estamos muito mal informados. Deus só proíbe o abuso, por ser contrário à conservação. Ele não condena a procura do bem estar, contanto que este não seja conseguido à custa de outrem e nem prejudique nossas forças físicas e morais.
Uma das melhores coisas que tem é conviver, alguns minutos que seja, com alguém que está alegre. É ou não é? É bom. Contagia. Quando a pessoa está satisfeita outras não notam a energia e vibração? A vida, entre outras coisas, gosta de gente bem humorada.
Então, vamos lutar por essa felicidade, vamos nutrir dentro de nós esse desejo. Fertilizar a nossa faceta de sorriso, a fim de produzir realmente frutos cada vez mais gostosos.
Quando Paulo diz “regozijai-vos sempre”, o que isso significa? Que estando bem, nós irradiamos alegria. Entramos na linha vibracional daqueles que buscam a mesma coisa.
E como não podemos estender a tristeza nas tarefas do bem, até para ajudar precisamos estar alegres. O contentamento é um sinal da nossa fé, que por sua vez é projetado em cima do que fazemos. Por isso, aprenda a erguer a felicidade e deixe um traço dela onde passar, e a mesma será naturalmente sempre acrescentada mais à frente.
Os dois grupos, aprisionados ao passado e limitados às diretrizes do futuro, são de pessoas que não estão sabendo viver adequadamente o presente. Está certo que eu preciso aproveitar a experiência adquirida no ontem para avançar, mas por que visualizar a felicidade como algo que eu vou conquistar só daqui a não sei quanto tempo? Almejando a felicidade para daqui a algum tempo, eu não estou entendendo o que ela é.
Infelizmente, a nossa vida tem sido mais passado e futuro do que o momento atual. E agimos dessa forma até inconscientemente. Parece que temos medo de viver o presente.
Mas o fato é que acabou essa ideia de querer ser feliz depois. Vamos nos habituar a dar nosso sorriso hoje, e aprender a usufruir do que a misericórdia divina nos concede. Aprender a conviver com os padrões que marcam a nossa existência, trabalhar com tranquilidade e em meio às lutas que travamos. São coisas para observar com carinho. Vamos levantar os olhos e seguir em frente, sem essa de apavoramento com o que virá. Começando agora, pois somos chamados a viver um dia de cada vez.
Muita gente diz: “Eu estou fazendo isto porque estou querendo uma vida melhor.” Mas nós não precisamos ficar esperando o futuro para ser feliz. De forma alguma. Não vale nos determos no mal que passou, tampouco nos afligir por um bem que ainda não veio. Embora nossas imperfeições, o melhor momento dos nossos dias tem que ser este aqui e agora. É o que estamos aprendendo. Parar de sonhar com a felicidade em um plano beatífico ou etéreo para começar a senti-la hoje. Porque ela tem que ser experimentada.
Claro que devemos sonhar e investir no amanhã, porém é imperioso encontra-la no agora, pois ela se formaliza no minuto em que vivemos. Você não consegue ser feliz onde não está, e você está no presente. Percebeu? Você não pode ser feliz no futuro. Você não está no futuro. Aliás, o futuro nem existe de forma tangível. O futuro é uma possibilidade. O sol de ontem ou de amanhã não aquece, nem ilumina. Viver é um ato do presente. Só podemos viver o agora. Logo, basta o hoje, porque o hoje assegura o amanhã.
Se alguém quiser ter dias melhores e uma posição mais segura, procure ser feliz agora, ainda que essa felicidade não possa ser ampla em razão dos problemas que traz.
O indivíduo que está evoluindo conscientemente não perde o entendimento de que passa por momentos difíceis em virtude das causas infelizes que semeou lá atrás. Cada circunstância vivida é um laboratório capaz de lhe oferecer respostas das mais diversas. Toca a bola para a frente e aproveita as oportunidades. Tenta organizar o seu sistema e investe em cada segundo, fazendo o melhor que pode com os caracteres que possui.